Emigrantes e população ajudam a construir hospital em Bigene

A população e «filhos» da vila de Bigene residentes fora da Guiné-Bissau estão a contribuir para a construção de um hospital na localidade e que vai servir cerca de 160 mil pessoas no norte do país.

Ibu Camará, presidente da Afaibu (Associação de Filhos e Amigos de Bigene) disse à agência Lusa que a primeira pedra para a construção do hospital foi hoje lançada e já no sábado populares de 56 aldeias da vila de Bigene vão iniciar as obras.

A mão-de-obra ...

Continue Reading →
0

GUINÉ-BISSAU SUBIU 45 LUGARES NO RANKING DA FIFA

A Guiné-Bissau subiu 45 lugares no ranking da FIFA divulgado hoje pelo organismo que gere o futebol mundial, ocupando agora 102 lugar do ranking a frente das seleções como Angola, África de Sul, Gâmbia, Níger e Togo.

A nível da África os “Djurtos” estão a ocupar 27ª posição do ranking da CAF, porém, dos países africanos da expressão portuguesa, Guiné-Bissau foi o que mais lugares subiu, de 147 para 102, seguido de São Tomé e Príncipe, que passou de 174 para ...

Continue Reading →
1

Presidente do PAIGC apela dirigentes e militantes do partido para acatarem decisões da justiça

Bissau, 06 Abr 16(ANG) – O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC) apelou aos dirigentes e militantes do partido para acatarem as decisões saídas da justiça, enquanto democratas e respeitadores de leis.

Domingos Simões Pereira reagia hoje ao Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça publicado terça-feira e que considerou de inconstitucional a deliberação da Comissão Permanente da ANP que declarou perda de mandato aos 15 deputados do PAIGC, expulsos do partido por violação dos estatutos.

“Devemos ...

Continue Reading →
2

Expulsão de 15 deputados do parlamento guineense declarada nula

O Supremo Tribunal de Justiça declarou nula a perda de mandato dos 15 deputados expulsos do PAIGC decretada no passado 25 de Janeiro pela Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, o Supremo Tribunal tendo considerado esta decisão inconstitucional na forma e na matéria.

De acordo com os juízes do Supremo Tribunal a Comissão Permanente não tem competência para destituir parlamentares dos seus mandatos, esta prerrogativa recaindo do seu ponto de vista sobre o plenário do Parlamento. Ainda segundo o ...

Continue Reading →
0

“As lutas pelo poder vai continuar na Guiné-Bissau”, afirma investigador alemão”

Um investigador alemão considerou que a atual crise política na Guiné-Bissau deve manter-se, já que “as lutas pelo poder vão continuar”, acrescentando que o Presidente guineense não tem contribuído para a estabilização da situação no país.

“O Presidente parece insatisfeito com o seu papel na política guineense porque ele tem um posto meramente representativo mas quis ter mais influência na política. O Presidente vai continuar a não contribuir para a estabilização da situação porque, no fundo, foi ele que ...

Continue Reading →
0

“Não há motivo para se comemorar 24 de Setembro”-diz funcionário do Ministério da Função Pública e Reforma Administrativa

Um funcionário do Ministério da Função Pública e Reforma Administrativa considerou hoje que não há motivo para os cidadãos guineenses comemorarem o 24 de Setembro, dia da Independência nacional , “porque os objectivos traçados na Luta de Libertação Nacional(o desenvolvimento do pais e melhoria das condições de vida das populações), não foram atingidos”.

Em declarações à ANG no âmbito das auscultações feitas sobre os festejos de 24 de Setembro, Ilídio Vieira Té, ...

Continue Reading →
0

Perfil Eng. Carlos Correia primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Engenheiro agrónomo formado na extinta RDA, o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia, é tido como um homem “sério e rigoroso”, tendo em três ocasiões, precisamente as que chefiou o executivo, merecido o aplauso das organizações financeiras internacionais.
Natural de Bissau, onde nasceu a 06 de Novembro de 1933 (74 anos), Carlos Correia é um dos “históricos” da luta de libertação dos povos da antiga província portuguesa da Guiné, cujo país acedeu unilateralmente à independência de Portugal a 24 de ...

Continue Reading →
0

União Europeia melhora abastecimento de água em Bafatá, Bambadinca e Mansoa

Bissau, 17 Set 15 (ANG)-A União Europeia, a Agência Guineenses de Execução de Obras de Interesse Público(AGEOPPE) e a ONG Portuguesa TESE Sem Fronteiras assinalam sexta-feira, em Mansoa, o arranque do Programa de Reforço Institucional e da Qualidade de Serviço de Abastecimento de Agua nas cidades de Bafatá, Bambadinca e Mansoa, denominado “Iagu i pa Nos.”

O programa deverá beneficiar cerca de 50 mil habitantes dos centros semiurbanos dessas cidades.

Segundo um comunicado da União Europeia enviado à ANG, para além ...

Continue Reading →
0

Pavilhões do Liceu “Samora Moisés Machel” devastados por temporal

Bissau, 9 Set 15-(ANG) – Três Pavilhões do Liceu “Samora Moisés Machel” na capital Bissau, foram devastados por um temporal no passado dia 26 de Agosto, causando danos materiais incalculáveis e afectando mais de 1080 alunos.

Aspecto exterior do Liceu Samora Machel

Em declarações à ANG, o director do referido estabelecimento escolar, disse que os três pavilhões albergavam nove salas de aulas.

Mamudo Jaló disse que após este acontecimento a Direcção do Liceu Samora Moisés Machel comunicou ao Ministério da Educação Nacional, ...

Continue Reading →
0

Presidente da República pede tolerância zero à corrupção no país

Bissau, 08 Set 15 (ANG) – O Presidente da República pediu esta segunda-feira ao novo Governo, “para eleger como uma das suas prioridades, a luta sem tréguas contra a corrupção e o amor ao trabalho”.

José Mário Vaz que falava no acto de posse do novo executivo liderado pelo Primeiro-ministro, Baciro Djá afirmou que se deve abdicar do discurso do “políticamente correcto” , para cada governante mudar o seu comportamento em cada momento e em cada lugar, em relação ao fenómino ...

Continue Reading →
0
Page 1 of 4 1234